Neste ano de 2020, extremamente caótico tivemos o prazer em participar do III Congresso Internacional de Insolvência Empresarial realizado pelo IBAJUD no Palácio do Tangará em São Paulo e com muita honra um dos nossos sócios teve seu nome estampado no Livro Insolvência Empresarial junto com ilustres colegas, os artigos estão de alto nível e muito importante para quem milita na área.
Pra quem foi ao Congresso vai ficar mais claro. Mas de um jeito leve, precisamos analisar o momento em que está a empresa que trabalhamos hoje e não só como funcionário, pj, mas representando, ou sendo o próprio líder daquele negócio. Pois muito foi falado de empresas zumbis no mercado.
E é assim que faremos uma analogia, imaginem só se os zumbis pudessem sair dos filmes de terror, não seriam capazes de multiplicar opções: o cérebro deles só é capaz de rodar com a rotina, sempre igual e já pré programado.
É aquela mesma rotina de acordar sempre no mesmo horário, tomar o café naquela caneca, levantar o garfo em direção da boca, amarrar o sapato ou mexermos as pernas para andar.
No nosso cérebro um caminho neural faz o trabalho e assim o comportamento acontece.
Mas a mudança é que a rede de conectividade no interior do cérebro nos permite superar o hábito. O que ocorre é que muitas vezes não temos consciência deste mal comportamento e então continuamos seguindo.
Pois, ao multiplicarmos opções, o cérebro sai do caminho mais comum, e começa a explorar uma parte maior de suas redes. Mas como assim?
É simples e complexo, mas ao invés de rodar algoritmos preestabelecidos, o cérebro mistura com seu estoque de experiências, conhecimentos e começa a imaginar hipóteses.
Então, nós da Saggezza Empresarial entendemos que com estudo, conhecimento, resiliência, profissionais capacitados, que conseguimos aproveitar nossas próprias experiências para inovar, para Criar, e não deixando que a rotina deixe o seu negócio zumbi, ou porque sempre foi assim, mantendo a Síndrome da Gabriela….Entre Zumbis e Criatividade Empresarial.